Sobre

INTRODUÇÃO

A decisão de governo em implementar o Plano Agro+ no estado, surgiu com a participação do secretário da agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, e entidades privadas do agronegócio rondoniense no lançamento do Plano Nacional pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi e coordenado pelo secretário executivo, Eumar Novack.

O fator motivacional que levou a esta decisão foi o desenvolvimento de um modelo organizacional de processos que se utiliza de ferramentas de gestão, visando a simplificação, objetividade e desburocratização do fluxo das demandas do agronegócio em parceria público privada.

Substituímos o foco de trabalho de demandas pontuais para desenvolvermos metas gerenciais com intuito de estruturarmos um sistema mais ágil e racional.

A implementação deste Plano está sendo muito bem aceita pelo segmento produtivo e pelos servidores da casa, uma vez que a participação destes servidores, além da análise técnica das demandas externas, foi estendida para a identificação das demandas internas, no que diz respeito a análise do marco regulatório e processos, que necessitam revisão.

A equipe técnica responsável pela coordenação do Agro+ no estado, está em permanente contato com a Secretaria Executiva do MAPA, na pessoa do Dr. Ricardo Cavalcanti, com quem trocamos informações desde  novembro de 2016, a respeito da implementação do Plano no estado de Rondônia. A linha mestra na condução dos trabalhos tem sido a utilizada pelo Mapa, com algumas adaptações necessárias à nossa realidade.

OBJETO:

Desburocratizar, modernizar e conferir maior agilidade e eficiência aos serviços oferecidos pela Seagri objetivando melhorar a satisfação dos usuários e da sociedade como um todo.

OBJETIVO GERAL:

Tornar mais ágil o tempo de resposta da Instituição às necessidades do agronegócio rondoniense, através da desburocratização, harmonização e modernização dos seus serviços.

OBJETIVOS ESPECÍFICO:

Estabelecer canais de comunicação com os clientes e parceiros da Seagri;

Avaliar com o corpo funcional a necessidade de alterações no sistema regulatório e processos internos;

Desenvolver propostas e ações de desburocratização  e modernização institucional.

JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA:

Objetivo geral: Tornar mais ágil o tempo de resposta da instituição às necessidades do agronegócio de Rondônia, por meio da desburocratização e modernização de seus serviços.

Objetivo específico: estabelecer canais de comunicação com os clientes e parceiros da Seagri, com vistas ao desenvolvimento de propostas e ações de desburocratização e modernização institucional.

A Seagri tem como missão institucional ações que poderão ser consumadas se a instituição perseguir de maneira contínua e obstinada a modernização de seus processos, o aumento da eficiência dos serviços oferecidos e a desburocratização de suas atividades.

O Plano Agro+ será conduzido por assessoria própria do gabinete do secretário da agricultura, devendo ser expandido para toda a Secretaria, bem como outros órgãos tais como: Sedam, Suder, Emater-RO, Idaron, Mapa-RO e ter ações de caráter continuado. O Plano tem prazo de duração indeterminado.

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO EM RO

Após a decisão política da implementação do Plano Agro+ no Estado, o secretário reuniu com os diretores de departamentos e chefes de divisão com apresentação de vídeo do lançamento do Plano Nacional pelo ministro Blairo Maggi.

Em 10/11/2016 – Reunião de apresentação dos vídeos do Plano Agro+ pelo coordenador Júlio Peres e o secretário Evandro Padovani. Conversa realizada por telefone com Sr. Ricardo Cavalcanti do Mapa;

Em 14/11/2016  – Criação do e-mail: agromaisro@seagri.ro.gov.br

Em 25/11/2016 – Reunião com assessor técnico da Secretaria Executiva do Mapa, Dr. Ricardo Cavalcanti  e coordenação técnica do estado para troca de informações através de videoconferência  nas dependências da SFA/MAPA-RO. Convidados: Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE), Idaron, Emater-RO, Embrapa, Sebrae, Fiero, Senar, Casa Civil, Suder e Sedam.

Equipe de Coordenação – Componentes:

Regyane Lucas – servidora da Seagri

Marco Aurélio Anconi –  jornalista, servidor da Secom/Seagri

Manoel Messias dos Santos Filho – administrador, servidor da Governadoria.

 Instalação:

Gabinete do secretário  – Seagri

Palácio Rio Madeira – Edifício Rio Jamari – Av. Farqhuar, entre Ruas Pio XII e Padre Chiquinho, nº 2986 curvo 3 – 3º andar  – Bairro Pedrinhas. CEP: 76.801-470 – Fone: (69)3216-5990

Função: Acompanhar, monitorar e encaminhar as entregas aos setores competentes da Seagri; coordenar as discussões técnicas; notificar as instituições sobre o encaminhamento que será dado às suas contribuições bem como a expansão do plano a outras áreas da Seagri.

Mobilização Interna

Realização de reuniões entre a equipe técnica de coordenação do Plano Agro+ RO e o corpo funcional da casa, para divulgação do Plano,  coleta de sugestões e solicitação do envio das demandas internas.

10/11/2016 – Reunião de apresentação dos vídeos do Plano Agro+ pelo coordenador Júlio Peres e o secretário Evandro Padovani. Conversa realizada por telefone com Sr. Ricardo Cavalcanti do Mapa;

14/11/2016  – Criação do e-mail: agromaisro@seagri.ro.gov.br

17/11/2016 – Marcação da videoconferência para dia 25/11/2016, no SFA/MAPA-RO. Convidados: Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE), Idaron, Emater, Embrapa, Sebrae, Fiero, Senar, Casa Civil, Suder e Sedam.

25/11/2016 – Videoconferência com o coordenador do Plano Agro+ do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ricardo Cavalcanti, sobre a implementação do Plano Agro+ em Rondônia no âmbito da Secretária de Estado da Agricultura (Seagri).

O evento ocorreu na sede da Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Rondônia (SFA-RO).

Localizado na BR-364, KM 5,5
Sentido Cuiabá – CP 35
CEP: 76815-800 – Porto Velho/RO
Tel (69)-3225-4985 / 3901-5601

28/11/2016 – Reunião com as presenças: Padovani (secretário da Seagri), Manoel Santos (assessor da  Governadoria/Seagri), Marco Aurélio Anconi (jornalista – Secom/Seagri),  Ronaldo Sawada (diretor da Detic), Ricardo Menezes (técnico da Detic),  para criação do domínio (site) Agro+RO nos moldes do site Boas ideias. Encaminhado Ofício n.º 3565/GAB/SEAGRI à Detic solicitando a criação do domínio.

Mobilização Externa

Realização de reuniões com instituições que representam os usuários dos serviços da Seagri,  para divulgação do Plano Agro+, coleta de sugestões e solicitação do envio das demandas externas:

A Equipe de trabalho coordena as atividades, desde o recebimento das demandas internas e externas, promove a avaliação técnica junto aos diferentes setores até a conclusão do processo, notificando as instituições do encaminhamento dado a suas contribuições.

As questões levantadas pelas instituições (demandas externas) serão submetidas à avaliação técnica das diferentes divisões da Seagri, para mensuração e avaliação de suas pertinências.

Exatamente como foi realizado pelo Mapa, as demandas consideradas pertinentes serão divididas em:

Resolução imediata;

Resolução em 60 dias;

Resolução em 120 dias.

No caso de necessidade de um prazo maior (alteração de texto de lei) as mesmas permanecem sob monitoramento pela Equipe Técnica.

As providências serão notificadas às instituições que contribuíram para o trabalho. As consideradas não viáveis tecnicamente serão objeto de informação às instituições abrindo espaço para que as mesmas sejam melhor esclarecidas ou reformatadas.

No momento, estamos iniciando o processo de criação de site para divulgação e agilidade no recebimento das demandas e identificação de prioridades. Também serão inseridas demandas resolvidas recentemente e as que já estão em desenvolvimento.